Transtorno da compulsão alimentar periódica, uso de telas e crianças – O que tem por trás disso?

Hoje quis trazer um assunto bem importante para estejamos atentos a isso, pois é algo que precisa de um sinal de alerta.

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) é um transtorno alimentar caracterizado por episódios curtos e repetitivos de alto consumo de alimentos, frequentemente acompanhados por uma sensação de perda de controle.  E com isso, sentem culpa e angustia após comer sem parar.

Algumas pesquisas apontam que o TCAP afeta principalmente adolescentes ou inicio da vida adulta em indivíduos com sobrepeso. Entretanto, o excesso de casos relacionados acima está diretamente ligado ao uso de telas e/ou outros tipos de aparelhos eletrônicos, os quais resultam em comportamentos de compulsão alimentar e perda de controle em crianças.

Para você ter uma ideia, o consumo exagerado de alimentos juntamente com o uso das redes sociais, podem provocar uma imagem corporal negativa nas crianças criando assim o TCAP.

Uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia refere que crianças com idade entre 9 e 11 anos, tem maior chance de desenvolver TCAP um ano após o uso de telas principalmente associada aos meios midiáticos. Bem como, cada hora gasta nessas plataformas foi associada a um risco 62% maior de ter a doença, enquanto cada hora gasta assistindo televisão ou filmes foi associada a um risco 39% maior. Contudo, o estudo conclui que as crianças podem ser mais propensas a comer excessivamente quando expostas as telas.

Bom, o fato é que o uso de todos esses âmbitos que promovem distrações e quaisquer outros tipos de distúrbios mais a alimentação – não combinam e NÃO são recomendados pelo Ministério da Saúde justamente por tirarem o foco das pessoas com cada alimento.  

O que nós profissionais da área da saúde precisamos é saber como orientar os pais e esses pais entender e nesse caso agir, pois é um momento que as crianças estão em situação de extrema vulnerabilidade e  importância, por requerer atenção, aprendizado, autonomia, segurança, qualidade e envolvimento no ato de se alimentar, pois comer é um ato aprendido e para isso precisa da plena atenção para se entender tudo isso.

Então mostrar que distrações e todos esses tipos de recursos, só prejudicam ainda mais o processo e lembra-los que tudo isso irá refletir para uma vida adulta saudável, com boas escolhas e aprendizado. 

Vamos juntos nutrir com amor as futuras gerações!

Carol Bandeiras

Carol Bandeiras

Especialista em Nutrição Materno Infantil, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela UFSC, Conteudista e Pesquisadora do Ministério da Saúde do Brasil e Founder e CEO da Clínica Carol Bandeira e Instituto Ciclos Ensino.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes